Qual a diferença entre mangá e história em quadrinhos?

Goku versus Superman
Goku versus Superman

Muita gente lê mangá e muita gente lê quadrinhos. Algumas pessoas optam por ler um ou outro, mas o fato é que a grande maioria lê de tudo um pouco. Ok, mas diante das duas opções de leitura surge a seguinte pergunta:

Qual a diferença entre mangá e história em quadrinhos?

Às vezes os leitores têm até uma rixa entre eles por causa disso mas muita gente, sendo leitor ou não, têm dúvidas sobre o que realmente é um quadrinho e o que realmente é um mangá e a resposta mais direta possível é que não existe diferença!

Ambos são formatos pra contar uma história apresentada em quadrinhos. O que existe é a diferença no jeito que essa história é publicada.

E de onde vem o termo HQ?

HQ que nada mais é que uma abreviação das palavras história em quadrinho. Então falar HQ ou quadrinho você está se referindo ao mesmo assunto e no Brasil principalmente quando você usa essa expressão a maior referência são os quadrinhos americanos que nos estados unidos são chamados de Comics como MarvelDC, Vertigo, Image, etc…

Certo, e o que é mangá então?

Um quadrinho menor, normalmente em preto e branco que é lido de trás pra frente, opa isso aqui não é um mangá?

Sim! mangá é um produto originalmente japonês e que também traz histórias apresentadas em quadrinhos.

Dragon Ball - Akira Toriyama
Dragon Ball – Akira Toriyama

São revistas que podem tratar de temas sobre a vida, histórias de aventura, super-heróis, alienígenas, robôs, cavalheiros com armaduras, amor, terror,  vingança ou de qualquer outro tipo de assunto, e tem como sua principal característica o modo oriental de leitura.

Existem diferentes tipos de formatos de mangás como o Tankōbon e o meio Tankōbon mas tudo isso relacionado ao formato das publicações pode ser melhor detalhado em outro post.

A leitura de um mangá é feita da direita para a esquerda em vez de ser da esquerda par a direita e como são feitas no Japão trazem estilos de desenho, fala e expressões bem específicas da região.

Então são por essas pequenas características no formato da publicação que nós entendemos isso como um mangá.

Muita gente acha que o estilo da história ou o estilo da arte é o que muda entre um e outro, mas não é o tipo de desenho que diferencia um mangá de uma HQ.

Por exemplo, o mangá INNOCENT tem uma arte próxima do realismo com traços elegantes e charmosos pois trata-se da história dos membros de uma família real que viveram na França no período das efervescentes revoluções.

Nos estados unidos as HQ’s refletem a realidade do país com a maioria dos super-heróis atuando no próprio território, assim como uma grande parte dos mangás produzidos no Japão, também refletem a história do seu país e da sua cultura trazendo esses temas para as publicações.

Goku enfrenta Superman

Uma das coisas que muita gente confunde é a quantidade de histórias em um mangá em comparação aos quadrinhos americanos e diz que isso pode ser uma diferença.

Não é isso o que define uma história em quadrinhos, por exemplo, as HQ’s do Batman ou do Superman existem desde a década de 30 e até hoje são publicadas sendo atualmente as histórias divididas em arcos. Já os mangás normalmente são histórias fechadas em vários capítulos mas que tem começo meio e fim.

Realmente a imensa parte de mangás é feita dessa forma, vários capítulos mas que normalmente terminam em algum momento só que isso também acontece com os quadrinhos americanos principalmente quando você pensa fora das histórias de super-heróis como Sandman, Preacher, Y, Elric e até mesmo os quadrinhos europeus, são todas séries mais longas mas que tem um começo meio e fim.

Então o termo manga é basicamente o mesmo que o termo comics ou histórias em quadrinhos a única diferença é que se refere a um estilo oriental de escrita e de publicação. Sendo assim, a maior diferença entre tudo isso é a forma que chamamos.

Nos estados unidos temos os comics, no japão  os mangás, em portugal a banda desenhada, na Itália os fumetti e todas essas denominações se referem a mesma coisa.

Resumindo, qual a diferença entre mangá e história em quadrinhos? Nenhuma! independente do nome que você quer dar, se prefere histórias de super-heróis, se prefere as histórias japonesas ou as publicações europeias isso nã o importa.

O que importa é que você leia! porque cada página é um mundo novo, uma realidade diferente que te acompanha pra vida, que te entretém e até mesmo que te passa uma mensagem.

Por isso não importa sua preferência o que importa é que você leia quadrinhos!

Qual a diferença entre mangá e história em quadrinhos?
  • Opinião dos nossos leitores
  • Rated 5 stars  5 / 5
    (8 )
  • Esse post foi útil pra você?


Sobre o site:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
WhatsApp
Pin
Twittar
Email